Grande Recall no setor de peças para bicicletas

É muito comum as pessoas pensarem que os Recalls são convocados apenas para o setor automotivo, no entanto recalls são convocados em diversos outros setores da economia, tais como: o de games, medicamentos, cosméticos, materiais esportivos, entre tantos outros, envolvendo produtos e serviços diversos.

O fato é que o setor automotivo, além de ser um dos campeões de convocações de recalls, é o setor onde os defeitos apresentados, muitas vezes, comprometem drasticamente o funcionamento dos veículos ou colocam em risco a vida de pessoas.

Como já publicamos anteriormente, o Código de Defesa do Consumidor não discrimina produtos, serviços ou setores para obrigar que esta prática seja adotada todas as vezes em que um produto ou serviço apresente mal funcionamento ou problemas que afetem a maior parte dos seus usuários ou consumidores.

Como exemplo fora do setor de automóveis, mas não menos importante, a SRAM, que é um fabricante de componentes para bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, anunciou recentemente um grande recall para as manetes de freio, alertando que as bicicletas vendidas até 1° de Julho de 2023, equipadas com estes componentes, deveriam parar imediatamente, e terem suas alavancas inspecionadas quanto à firmeza.

“O problema está associado aos parafusos. Mesmo que estejam corretamente apertados, eles podem não fornecer a força de aperto adequada para o manete no guidão. A SRAM alertou que esta questão poderia causar um “acidente resultando em ferimento”, pois as alavancas podem se mover livremente no guidão, o que pode fazer com que os ciclistas percam o controle”, como descrito pela SRAM em seu recall.

“O problema que isto pode acarretar é que se a alavanca não estiver adequadamente apertada no guidão, ela pode escorregar ou se mover ao tentar conduzir a bicicleta ou ao passar por um obstáculo, o que pode levar a uma perda de controle e/ou acidente resultando em danos”, detalha a SRAM.

Este é o recall de grandes proporções mais recente na indústria de bicicletas. No ano passado a Shimano, outra fabricante de peças e bicicletas, emitiu um recall de mais de 700.000 pedivelas Hollowtech II.

Fonte: https://l1nq.com/gm8zR

Deixe um comentário