Esta verdade é tão antiga quanto a própria história da civilização humana, pois há muito tempo, o ser humano aprendeu a duras penas, que a prevenção sempre é melhor que a correção. Parte do instinto de sobrevivência em um ambiente extremamente hostil pelas condições precárias de proteção e pela letalidade dos animais. Nossos antepassados não teriam a menor chance de sobrevivência se não buscassem abrigo seguro, aprendessem a diferenciar as plantas venenosas das comestíveis, a utilizar armas e criar estratégias de caça.
Baseados nesta verdade, podemos observar que através da criação de regras, dispositivos de segurança, controles e testes, a ideia da prevenção está presente no dia a dia da sociedade, tanto no que diz respeito à qualidade de vida. A consciência de prevenir, preservar e cuidar nunca deixou de fazer parte da sociedade.
No entanto, mesmo com todo este aparato normativo e de controle, nem sempre as coisas acontecem como planejado. Ë fácil constatar que produtos e serviços defeituosos continuam a existir e em muitos casos afetar a segurança de usuários e terceiros, através de sites de proteção ao consumidor e nos casos mais críticos através da convocação (quase sempre obrigatória) de recalls.
Neste Blog você encontrará estatísticas e valores que mostram o desperdício gerado e o preço destes recalls, muitas vezes envolvendo milhões de unidades e causando perdas anuais de bilhões de dólares. Daí vem a reflexão e o questionamento: O que de fato está sendo feito para que os produtos e serviços não apresentem tantos problemas? Será que a metodologia adotada pelas empresas responsáveis pelas falhas está utilizando ferramentas adequadas para evitar recorrências? Por que não são tomadas ações mais efetivas para prevenir falhas e problemas potenciais?
Vale ainda perguntar se as organizações estão preparadas para as condições futuras do mercado onde o cliente e outras partes interessadas estarão cada dia mais exigentes e críticos, com leis e normas técnicas mais “apertadas” e com valores de reparos e retrabalhos cada vez mais altos.
Casos como o da fabricante de Air Bags Takata que já passou de um bilhão de dólares em indenizações e tirou a vida de muitas pessoas, não deveriam se repetir jamais, no entanto, todos os meses as fabricantes de automóveis convocam recalls relacionados a este item de segurança.
Já passou da hora das empresas pararem de adotar soluções reativas e paliativas e passarem a utilizar ferramentas efetivas para a prevenção de falhas. Existem empresas de consultoria e treinamento especializadas em soluções proativas que podem ajudá-lo, como a Professional Quality, que pode ser acessada no site www.proqualitybr.com.